Patior é uma palavra que vem do latim. Quando traduzida pode significar também Resiliência. Entendemos que a vida humana é passível de sofrimento e padecimento, mas que o aguentar e o suportar se entrelaçam nessa complexidade existencial fazendo com que o humano seja sempre o objeto de algo: que sofre, que suporta, que transborda e se transforma.


Quem sou

Vanessa A. S. Marques

Psicóloga Clínica

CRP 06/136846

Atendimento em Português e espanhol.

  • 2020

    – A psicanálise de Freud a Lacan pelos casos clínicos – IPLA.

    – Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 pela FIOCRUZ.

    – Especialização em Neurociências e comportamento na PUC-RS.

  • 2015 a 2018

    Aperfeiçoamento em psicanalise na Argentina.

    Foi aceita pelo programa de mestrado em psicanalise na UBA – Universidad de Buenos Aires.

    Iniciou aperfeiçoamento em psicanálise lacaniana e pós graduação em medicina psicossomática – CEP Eva Puentes.

  • 2010 a 2014

    Bacharel em psicologia pela FHO|Uniararas.

Destaques na carreira acadêmica

2012 à 2014 – ingressou no projeto de extensão em Saúde Mental: “Lambedores de Cultura”. Com o intuito de promover encontros heterogêneos dos usuários dos serviços substitutivos de saúde mental com a sociedade, isto é, o campo da Reforma Psiquiátrica brasileira busca por uma Sociedade Sem Manicômios. Por este projeto Vanessa participou de uma mesa redonda no 8º e 9º congresso científico FHO|Uniararas. 2013 à 2014 – Desenvolveu projetos interventivos com crianças e adolescentes em duas instituições escolares de ensino público. E atuação clínica de abordagem psicanalítica.

Parcerias

Em 2016 desenvolveu o projeto educacional para assessoria estudantil Flez Intercambio. Em 2019 realizou atividade grupal com estudantes de espanhol na escola La Conexión de Buenos Aires.

O que as pessoas dizem

Sou estudante de medicina, fico muito nervosa nas provas orais. A terapia me ajuda a controlar minha ansiedade.

J.A.

Eu trabalho até tarde, sempre estou em reunião, fazer terapia online me ajuda demais, hoje já não vejo minha rotina sem minha psicóloga.

B.Z.

Vim estudar medicina, mas tive muita dificuldade para me comunicar em espanhol, sentia muita vergonha e medo de falar algo errado. Hoje em dia eu consigo comunicar com mais naturalidade.

M.Z.

Terapia online