Patior é uma palavra que vem do latim. Quando traduzida pode significar também Resiliência. Entendemos que a vida humana é passível de sofrimento e padecimento, mas que o aguentar e o suportar se entrelaçam nessa complexidade existencial fazendo com que o humano seja sempre o objeto de algo: que sofre, que suporta, que transforma e se transforma.

Vanessa A. S. Marques

Psicóloga licenciada – CRP 06/136846 – pela FHO – Uniararas com enfase em políticas públicas em saúde e políticas públicas em educação. Residente em Buenos Aires, Argentina desde 2015, atua no contexto clínico e educacional há 4 anos. Em 2016, desenvolveu o projeto manager Coaching Educacional e em 2017 foi criadora do projeto manager PAES.

Destaques na carreira academica: 2012 à 2014 – ingressou no projeto de extensão em Saúde Mental: “Lambedores de Cultura”. Com o intuito de promover encontros heterogêneos dos usuários dos serviços substitutivos de saúde mental com a sociedade, isto é, o campo da Reforma Psiquiátrica brasileira busca por uma Sociedade Sem Manicômios. Por este projeto Vanessa participou de uma mesa redonda no 8º e 9º congresso científico FHO|Uniararas. 2013 à 2014 – Desenvolveu projetos interventivos com crianças e adolescentes em duas instituições escolares de ensino público. E atuação clínica de abordagem psicanalítica.

Aperfeiçoamento: 2015 – Foi aceita pelo programa de mestrado em psicanalise na UBA – Universidad de Buenos Aires. 2016 – Iniciou aperfeiçoamento em psicanálise lacaniano e pós graduação em medicina psicossomática.