Blog

QUANDO ME TORNEI IMIGRANTE?

Imigrante. Do latim immigrans.antis significa “pessoa que habita e possui residência fixa (legal ou ilegal) num país estrangeiro.”. Ao longo da história da humanidade, até mesmo para sua expansão a imigração foi extremamente necessária, entretanto, na atual circunstância essa palavra vem carregada de dor, sofrimento entre as pessoas oriundas de países em guerra e situação de risco. A vocês,…

Leia mais

As vantagens em se fazer Terapia online

O que é a terapia online Muitos sabem como é estar diante de um psicólogo e falar de seus problemas e dificuldades. Mas quando digo que estou atendendo meus clientes online as pessoas se espantam. Como assim? Online? É permitido pelo conselho de psicologia? Sim, é permitido. Desde a publicação da Resolução CFP 011/2018, a terapia…

Leia mais

Deixar um pouco de lado a própria cultura ajuda na adaptação com a mudança de país

Em 1998, Louis* se mudou para o Brasil para fazer uma pós-graduação na Universidade de Brasília (UnB). Quando terminou os estudos, voltou para o seu país, a Irlanda, com a mulher, Maria*, que conheceu em Brasília. Mas os dois retornaram para a capital brasileira seis anos depois. “Ela não conseguiu se adaptar ao clima e…

Leia mais

Brasileiros no exterior e o choque da seriedade

Um problema comum de muitos brasileiros no exterior é isso que chamo de choque da seriedade: acostumados com a “bagunça“ no Brasil e com o jeitinho brasileiro de resolver as coisas, as pessoas se veem chocadas quando chegam em outro país e se cobra delas que ajam com seriedade, com compromisso e dentro das regras.…

Leia mais

Expectativa X Realidade: Frustração

O tão sonhado e planejado intercambio está chegando. Você já pesquisou como será no outro país, já planejou e colocou no papel os riscos que pode correr nesse processo, já viu o post sobre a Curva de Adaptação Cultural e agora está pronto para iniciar sua aventura perfeitamente. Será? Uma das coisas que aprendi com…

Leia mais

Expectativa X Realidade: Adaptação Cultural

Que intercambista nunca sonhou acordado com o que as experiências do intercâmbio poderiam lhe proporcionar? Mudar de país, conhecer gente nova, ganhar em euro, guardar dinheiro, viajar e conhecer o restante do mundo, e por aí vai… E eu lhe digo, sonhar é uma das melhores coisas que há de bom nessa vida, e que…

Leia mais