O que é a terapia online

Muitos sabem como é estar diante de um psicólogo e falar de seus problemas e dificuldades. Mas quando digo que estou atendendo meus clientes online as pessoas se espantam. Como assim? Online? É permitido pelo conselho de psicologia? Sim, é permitido. Desde a publicação da Resolução CFP 011/2018, a terapia online é autorizada, sem limite no número de sessões.

E como é uma sessão online?

Se vocês já fizeram chamadas de FaceTime, Skype ou qualquer outro tipo de chamada em que você e a outra pessoa se veem, não é difícil entender como ocorre uma terapia online. O psicólogo e o cliente se veem e conversam pela internet. É simples.

Plataformas de atendimento online

Os sites de atendimento online fazem o papel do consultório e das secretárias. Marcam a consulta, cobram e avisam o cliente e psicólogo do dia e hora marcados.

O cliente para marcar tem que se cadastrar no site, onde vai encontrar as informações sobre o psicólogo. Seu currículo, sua linha de trabalho e sua agenda. Aí é escolher o dia e hora que estão disponíveis no site e agendar o melhor horário para o cliente. O pagamento é feito por cartão de crédito ou boleto.

O site envia uma mensagem ao psicólogo informando que ele tem uma consulta marcada, o nome do cliente, o dia e horário. Como uma secretária.

No dia da consulta, 15 minutos antes do início da sessão, tanto o psicólogo quanto o cliente recebem um link. Ao acessar o link, cliente e psicólogo disponibilizam suas câmeras e microfones para a sessão que dura 50 min. Muito prático.

Agora vamos falar das vantagens em se fazer terapia online

Economiza tempo de deslocamento

O tempo que se economiza no trajeto até o consultório do psicólogo já é uma grande vantagem. Dependendo da cidade onde você mora, perde-se muito tempo no trânsito. A terapia online pode ser feita de casa, do trabalho, de onde você estiver. Como diz a propaganda, você tem um psicólogo a um clique de distância

Horários de agendamento de consultas mais flexíveis

Como não se perde tempo deslocando-se de um lado para outro, os horários que o psicólogo oferece são mais flexíveis.

O atendimento pode ser feito bem cedo, ou depois das 22:00, na hora do almoço, fim de semana. Terminou a sessão a pessoa já está em casa, ou volta a trabalhar, não precisa se deslocar e perder seu precioso tempo. Hoje em dia o tempo é um bem precioso, para cumprirmos nossas obrigações e sobrar para o descanso e lazer.

Terapia de casal 

Vamos imaginar uma terapia de casal. Tem 3 agendas aqui para conciliar. Da psicóloga e dos parceiros ou parceiras. A terapia online facilita porque, por ter horários mais acessíveis e ser feita de casa, é mais fácil conciliar os horários de todos. Imagina cada um trabalhando em um lugar, em horários diferentes, tendo que se encontrar em outro local? Isto pode dificultar bastante o agendamento de uma sessão e o casal perder a chance de fazer uma terapia.

Dificuldades em sair de casa  

Vamos pensar naquelas pessoas com dificuldades de locomoção, por algum tipo de deficiência ou por estarem acamadas. Elas podem fazer a sessão sem sair de casa. Ou aquelas que não querem sair de casa por não estarem psicologicamente bem. Ou as que viajam constantemente à trabalho. Ou as que não podem ficar muito tempo fora de casa, porque são responsáveis por crianças , idosos ou pessoas doentes. Pense em como facilita para elas fazer terapia de suas casas.

Pessoas ficam mais confortáveis e relaxadas em um ambiente conhecido

O que dá para notar nos atendimentos é que, ao fazer a terapia online de casa, a pessoa fica mais relaxada, sente-se mais à vontade porque é um lugar conhecido e ela sente-se mais segura que em um consultório que, a princípio, é um lugar estranho para ela.

Muitos sentem-se desconfortáveis nas salas de espera, no local onde fica o consultório, no entra e sai de pessoas e outros clientes. Preferem manter sua privacidade.

Acesso a lugares distantes e vários psicólogos

Outro diferencial muito bom é o acesso a profissionais de vários lugares, de diferentes abordagens e currículos, com mais ou menos experiência, com preços mais e menos acessíveis. O que nem sempre encontramos nos lugares em que moramos.

Vamos dizer que a gente more em um lugar pequeno que tenha poucos profissionais e você não se identifica com nenhum? Ou não quer contar seus problemas para um profissional que você vive esbarrando na cidade.

Existem cidades que nem psicólogos tem.

Agora qualquer pessoa pode ser atendida de onde estiver.

Brasileiros no exterior 

Hoje é muito comum pessoas que vão morar fora do país. Já pensou a dificuldade de fazer terapia em um língua que a pessoa nem domina tão bem? E com pessoas que não vão entender as questões culturais do seu país? Como um profissional de outra nacionalidade vai entender o linguajar ou mesmo a forma de se comportar de um brasileiro? O que para nós faz parte de nossa cultura pode ser interpretado como um transtorno emocional ou de comportamento.

 A terapia online também pode ajudar na adaptação a outro país. Mudanças de país podem abalar emocionalmente as pessoas e muitos, nestas horas, podem contar com um psicólogo que as ajudem a superar estas dificuldades.

Porque fazer terapia

A terapia já foi vista como “coisa de louco” ou pessoas muito desequilibradas . Como hoje o acesso às informações é maior, por causa da internet, as pessoas sentem-se muito mais dispostas a procurarem um profissional, sem medo de serem tachadas de loucas.

Os motivos pelos quais as pessoas procuram um psicólogo são vários. Estresse. Ansiedade. Depressão. Preocupações. Dificuldades de convívio social. Conflitos no relacionamento com filhos, no trabalho, com os maridos, mulheres, namorados, namoradas, amigos. Problemas sexuais. Dificuldade de lidar com a vida financeira. Essas são algumas das causas pelas quais as pessoas buscam terapia.

As pessoas precisam encarar a situação de que às vezes elas não conseguem resolver seus problemas sozinhas, não porque sejam fracas, problemáticas, desequilibradas, mas porque não dá mesmo. Caso eu tenha um problema no meu corpo para mim é lógico que devo procurar um médico. Porque não é lógico que devo procurar um psicólogo se estou com problemas emocionais?

Eficácia da terapia online

E a eficácia da terapia online? É tão eficaz quanto estar na presença do psicólogo? Sim, desde que você escolha um profissional capacitado, interessado, experiente e sinta-se confortável em dividir seus problemas com ele.

Resumindo 

A terapia online facilita a vida das pessoas e leva a terapia para locais onde ela nunca chegaria, se não fosse a internet. É muito bom a gente poder usufruir das modernidades de nosso mundo. Quer coisa mais gratificante que levar o atendimento psicológico para qualquer lugar, em qualquer hora?

Ajudar as pessoas a melhorarem seu emocional é um grande avanço na melhoria da saúde mental.

Fonte: https://www.vittude.com/blog/fala-psico/as-vantagens-em-se-fazer-terapia-online/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.