As emoções do intercâmbio começam muito antes do intercâmbio começar, isso é fato! A expectativa de morar fora do país, de conhecer novas pessoas e novas coisas, entre elas a cultura e o idioma; o desafio de conseguir colocar na mala tudo o que você precisará para esse período fora de casa; os sonhos, positivos e negativos, que você tem com a espera do grande dia da viagem; as despedidas das pessoas mais importantes da sua vida até o momento; enfim, realmente são situações de extrema emoção.

Claro que nossa vida não é feita apenas de pequenas ou grandes situações, tudo nela está interligado, conectado e tentando subsistir em harmonia. No intercâmbio as coisas acontecem com tanta intensidade que muitas vezes pensamos não mais existir para as coisas que ficaram: problemas amorosos, financeiros, conflitos familiares, etc. No entanto, pelo fato de existirmos independente da decisão de manter distância dos problemas, os sentimentos acumulados das situações que vivemos anterior ao intercâmbio tendem a se manter em nosso dia a dia mesmo que tentemos mascará-los, e quando nos deparamos com situações similares os sentimentos retornam, e eu diria que a todo vapor, “atrapalhando” os planos iniciais.

Porém, é importante lembrar que as coisas que aparecem em nossas vidas podem ser potencializadores dos nossos objetivos, seja acrescentando ou retirando algo em nossas vidas. O fato de no processo de intercâmbio aparecerem sentimentos e reações muitas vezes desconhecidas pelos intercambistas, tem muito a ver com o processo de alcançar seus objetivos, só é necessário saber enxergar.

Nesse sentido, a terapia é o processo pelo qual você será capaz de direcionar um outro olhar para sua própria vida, modificando a realidade de mesma e trazendo sentido ao que antes estava confuso e atrapalhando (Sapienza, 2015).

Luana Franzini

10 de Julho de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.