O sono tem um papel fundamental para a aprendizagem, porque é durante esse processo que se consolida o que aprendemos durante o dia. Em outras palavras dormimos para poder aprender!

No cotidiano, o sono influência diretamente no raciocínio, na atenção, na memória, entre outros setores, é por isso que quando não se tem uma qualidade de sono, ou a falta do mesmo gera problemas muito mais além do que a dificuldade de aprendizagem. Já sabemos que passamos um terço de nossas vidas dormindo, e não é atoa, a qualidade do sono é um reflexo para a qualidade de vida, na saúde e na longevidade.

Antigamente o sono era entendido como um momento importante para o descanso ou a importância da “inatividade” do cérebro para a aprendizagem, há algum tempo os pesquisadores derrubaram essa teoria e defendem justamente o oposto: O sono é fundamental para que o cérebro possa trabalhar.

É a ciência que nos conta que se trata de um processo químico, sem o qual, todo o conhecimento aprendido durante o dia seria apagado, é justo nesse período que as proteínas são sintetizadas com o objetivo de manter e expandir as redes neuronais ligada a aprendizagem e memória. É por isso que o sono afeta diretamente as funções intelectuais de modo decisivo, armazenando o conhecimento, experiências ligadas as percepções e emoções.

Portanto, para que seja possível ter um bom desempenho nos estudos pensando a retenção de informações, o estudante precisa buscar uma qualidade de sono assim terá as condições cognitivas necessárias para alcançar seus objetivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.